O Ministério e os Conflitos

Conflitos são ladrões de energia na vida do Pastor

O Ministério e os Conflitos

By Marlos Santana

É inevitável exercer o ministério sem a presença de conflitos, estes podem ocorrer com Deus e seu chamado para conosco, podem acontecer consigo mesmo, como também podem acontecer com pessoas. Conflitos com pessoas no ministério sempre são desgastantes, sugam nossa energia e tendem a nos enfraquecer espiritualmente, principalmente quando ocorrem com pessoas de nosso grupo de intimidade ministerial.

“A maneira como eu enfrento os traumas, dificuldades, problemas, pecados e conflitos me fortalecerá como LÍDER ou me tornará VÍTIMA.“

Onde há uma pessoa, há um conflito, onde há duas pessoas dois conflitos, várias pessoas resultam em vários conflitos que devem ser resolvidos de maneira saudável a fim de que a vontade de Deus seja realizada em nossa vida e ministério.

A ausência de conflitos no ministério não estabelece a paz em nosso coração, mas certamente a presença da paz de Cristo em nosso coração eliminará a presença dos conflitos.

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” Fp 4:7


Concentre-se no que é importante

Muitas vezes há questões de pouca importância que não afetarão a missão nem o ministério, portanto se são insignificantes devem ser esquecidos (Ladrões de Energia). Concentre-se no importante.

Quando nos deixamos levar pelas pequenas coisas negativas que ocorrem no ministério, estamos correndo um risco muito sério de nos machucar e continuamente ser afligidos pelas palavras ou desanimadoras que tem um endereço certo para morar, o nosso coração.

Pense em quantas coisas desanimadoras pessoas como Moisés, Josué, Davi, Jesus, Paulo, entre tantos outros ouviram, mas eram pequenas demais para guarda-las em seu coração. Com certeza o motivo que fez estes homens não desanimarem foi o fato de continuarem focados na vontade de Deus para sua vida.

“O que ama a pureza do coração e tem graça nos seus lábios terá por seu amigo o rei.” Pv 22:11

O grande desafio de todo líder é continuar mantendo um coração puro diante das adversidades, a única forma saudável disto é desfrutar de uma intimidade com o Senhor através de uma vida de oração.

Pessoas que nos causam conflitos são usadas para nos ajudar a manter a atenção e o foco, quando olhamos para a equipe de nosso Senhor Jesus Cristo podemos ver que era bem diversificada, tinha homens que o amavam como João, mas também tinha Pedro que o negou, Tomé que duvidou e Judas que o traiu.

E por falar em Judas, meu amigo, se Jesus teve um Judas em sua vida, certamente nós também teremos o nosso. Mas até mesmo o Judas contribuiu para que Jesus chegasse a seu destino.

“Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Pprossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.“ Fp 3:13-14