SUSTENTABILIDADE NA VIDA E MINISTÉRIO

Vida sustentável é ter pessoas me ajudando a confiar em Deus.

SUSTENTABILIDADE NA VIDA E NO MINISTÉRIO

By Ari Corrêa
Pastor da Igreja Presbiteriana
Florianópolis/SC

O termo “sustentabilidade” tem sido usado de forma ampla em nossos dias. Ele se aplica à ecologia, economia, construção civil, administração, educação, agricultura, arquitetura e em outros diversos setores da vida. Consiste na habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. De acordo com o Dicionário Aurélio, sustentável é aquilo que se pode sustentar, capaz de se manter mais ou menos constante, ou estável, por um longo período.

A expressão sustentável oferece um vasto campo de reflexão quando é aplicada a alguém envolvido no ministério. Você conhece uma pessoa que parece ter uma vida sustentável? Que características tem a vida dessa pessoa? Abaixo apresento o que entendo ser uma vida sustentável:

Vida sustentável é ter pessoas me ajudando a confiar em Deus, saber quando descansar e quando prosseguir, lidar com as batalhas e conflitos, renovando meu coração e mantendo minha corrida.

Olhando para esta definição é possível refletir e avaliar a si mesmo. A partir dela podemos avaliar nossa vida e nosso ministério. Você poderia dizer que tem uma vida sustentável, nestes termos?

A Bíblia nos oferece muitos exemplos de sustentabilidade através de pastoreio e cuidado: Moisés, Josué, os discípulos, Paulo, Timóteo, dentre outros.Quero apresentar de forma mais profunda e particular um referencial de pessoa que foi abençoada por Deus com diversos tipos de pastoreio ou mentoria, ao longo de sua vida:

E o Senhor enviou a Davi o profeta Natã. Ao chegar, ele disse a Davi: "Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro, pobre. (...) Então Natã disse a Davi: "Você é esse homem! (2 Samuel 12: 1 E 7a)

Davi tem sido apontado por diversos especialistas como alguém que teve uma vida sustentável. Diversas pessoas cuidaram de David como líder chamado por Deus. Dos três primeiros reis de Israel, somente ele demonstra ter tido uma vida pastoreada. Entendendo que um profeta normalmente exercia a função de mentor ou pastor perceba como estes homens, na qualidade de líderes, foram abençoados por Deus com um cuidado essencial para seus chamados.

Davi teve cinco pastores em diversas fases de sua vida:

1. Samuel o ungiu (1 Sm 16), o recebeu quando fugia de Saul (1 Sm 19), o ajudou colocar as pessoas certas em postos de confiança (1 Cr 9.22) e sua palavra teve peso profético (1 Cr 11.3)

2. Natã assessorou quanto à construção do templo (2 Sm 7); confrontou quanto a seu pecado de homicídio e adultério (2 Sm 12); transição do reino para Salomão (1 Rs 1 menciona Natã por nome 11 vezes!)

3. Husai perante a crise com Absalão (2 Sm 15, 16)

4. Aitofel “Naquela época, tanto Davi como Absalão consideravam os conselhos de Aitofel como se fossem a palavra do próprio Deus” (2 Sm 16.23).

5. Gade o vidente, advertiu Davi antes de ser rei quanto a sair da fortaleza e fugir de Saul (1 Sm 22.5); e ainda no final de seu reinado, confrontou Davi no seu pecado do recenseamento (2 Sm 24.11-13, 18-19)

Podemos perceber claramente que Davi, o homem segundo o coração de Deus, tinha um estilo de vida sustentável porque sempre teve alguém lhe ajudando a se alinhar com Deus. Pode receber todo tido de cuidado: cobertura, intercessão, advertências, apoio, encorajamento, correção, mentoria, renovo, restauração... Da mesma forma percebemos que esse cuidado se estendeu para diversas áreas de sua vida e de seu chamado: caráter, relacionamentos, foco, família, espiritualidade, administração... É possível até perceber muitas outras lições e belezas lendo a principal obra de David. Faça uma leitura solene, em voz alta, desta paráfrase do Salmo 23.

É certo que nossas mentes podem ser tentadas por um pensamento perigoso quanto ao maravilhoso poema de Davi: “O Senhor é o meu pastor, não preciso de nada”. “Não preciso de mais ninguém”. “Ele mesmo cuida da minha vida”. Muitos têm vivido sozinhos com esta justificativa. Mas você não pode se esquecer que Deus usa seu poder, seus anjos, mas também pessoas para nos sustentar.

É certo que nossas mentes podem ser tentadas por um pensamento perigoso quanto ao maravilhoso poema de Davi: “O Senhor é o meu pastor, não preciso de nada”. “Não preciso de mais ninguém”. “Ele mesmo cuida da minha vida”. Muitos têm vivido sozinhos com esta justificativa. Mas você não pode se esquecer que Deus usa seu poder, seus anjos, mas também pessoas para nos sustentar.Deus usa pessoas para nos pastorear de forma objetiva em todo o tempo, desde que nos permitamos ser cuidados. Você se lembra de alguns momentos em que se sentiu realmente cuidado e o que isso significou para você? Já imaginou se sentir seguro todos os dias e desfrutar de um estado espiritual e emocional saudável? Há muitos aspectos da vida de um líder que necessitam de cuidado sério e intencional. Mas isso depende de quanto ele deseja investir e “correr atrás” de pessoas dispostas e preparadas.