A Vocação do Pastor

Vocação é a forma de Deus se expressar através de nós

A Vocação do Pastor

By Marlos Santana

A VOCAÇÃO é a maneira que Deus se expressa através de nossa vida. Vivemos em dias em que muitos são chamados e TODOS ESCOLHIDOS, contrariando assim o que nosso Senhor Jesus Cristo disse em Mt 22:14 “Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.”. A vocação hoje está mais relacionada à alma das pessoas e seus desejos do que propriamente com um chamado divino. Este é o motivo pelo qual a igreja está em apuros nos dias atuais.

O Ministério é uma escolha divina e não nossa, é um chamado vocacionado pelo próprio Deus. Este nos foi confiado por um breve período de tempo. No Reino de Deus não começamos nada, e não terminamos nada, pois o que fazemos hoje é a continuação do ministério de Cristo e outros irão continua-lo no momento que deixamos esta Terra.

Devemos entender que não fomos nós que decidimos abrir mão da nossa vontade, ou até mesmo de uma vida profissional de sucesso para exercemos o ministério. É somente Deus e o Seu Espírito Santo que podem nos impulsionar para este tipo de decisão. O ministério não é nosso. Não somos donos do ministério e não somos donos da igreja. Nós fomos colocados no ministério do Senhor porque nos foi concedida misericórdia de Sua parte.

“Todo ministério começa com uma escolha, e esta escolha não é nossa, mas do Senhor.”

Um TRABALHO, fazemos por sermos profissionais capacitados para tal, ganhamos pelo que fazemos, possuindo um plano de carreira a fim de crescer no mesmo.

Um SERVIÇO, desempenhamos uma função de qualquer atividade pelo que vamos ganhar, ou seja, por uma necessidade financeira. Podemos fazer um serviço hoje que não condiz com nossa profissão e sim com nossa necessidade.

NA OCUPAÇÃO, nos envolvemos por não termos outra coisa melhor para fazer.

Quando saio da vocação, que somente pode ser mantida viva pelo relacionamento contínuo com o Senhor, corro o risco de transformar o ministério em serviço, a palavra em produto, o púlpito em balcão de negócios e o povo em clientes.

“Mantenha viva sua vocação não menosprezando seu relacionamento com Deus.”

Às vezes nos sentimos incapazes de fazer o ministério alcançar o que Deus sonhou para ele, estamos exatamente certos, somos totalmente incapazes de fazer qualquer coisa fora da vontade de Deus. O maior esforço quem vai fazer é o Senhor, e não nós.

Quando Deus chamou Gideão, este convocou 32.000 homens, mas Deus usou somente 300 que corresponde à 0,93% do total. Portanto, para o que Ele vai fazer em nossa vida, ministério e igreja Ele usará 0,93% do nosso potencial e 99,07 do d’Ele.

Entender a vocação é saber que fazemos o que nascemos para fazer, em muitos momentos nos falta habilidades, mas o Senhor através de seu Espírito nos ajudará a fim de que venhamos cumprir Seus propósitos nesta Terra.

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” Jo 14:26

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós." Amém! 2Co 13:13