Pastores sem Pastores

As pessoas menos pastoreadas da igreja são os pastores

Pastores sem Pastores

By Marlos Santana

Pastores trabalham por horas imprevisíveis, sem cuidado físico, emocional, relacional e muitas das vezes sem tempo para devocional de qualidade, isto quando não estão sob um elevado nível de stress. Eles estão sempre dispostos a sacrificar sua programação pessoal, conforto e tantas outras coisas em prol do ministério.

Em muitas vezes correm de uma crise para outra, ocupando seu tempo entre aconselhamento, treinamento, visitas para tentar manter o ministério equilibrado. Na maior parte das vezes não encontram tempo, coragem e ânimo para manter sua vida e lar saudável e feliz. Muitos dificilmente tem boa disposição e entendimento sobre descanso, férias ou até mesmo serem cuidados, encorajados, alimentados e aperfeiçoados por outros.

Pastores são ovelhas, portanto possuem necessidade de cuidado físico, emocional e espiritual, nos quais estão embutidos o tratamento, cura, descanso, aconselhamento e principalmente serem ouvidos. Eles não são uma exceção na igreja, também estão sujeitos ao pecado ao desãnimo e as aflições que a vida e ministério proporcionam.

“Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.” 1Co 10:12-13

“Negligenciar o cuidado é negligenciar tudo que mais amamos na vida.”

Pastores em perigo põe sua salvação, vida, família, ministério e a igreja de Cristo em risco, negligenciar a necessidade de cuidado é negligenciar tudo que mais amamos na vida, pois corremos o risco de perdê-las.

Pastores investem bastante tempo em alimentar, treinar e equipar o rebanho e isto está plenamente correto, porém ele não pode negligenciar seu crescimento espiritual continuo. Nossa equipe ministerial crescerá conforme a nossa capacidade de crescimento.

“Um líder que cresce contemplará uma equipe que cresce.”

“Quando vieres traz a capa que deixei em Tróade, em casa de Carpo, e os livros, especialmente os pergaminhos.” 2Tm 4:13

Nosso crescimento se dará por meio de leitura continua da palavra, oração e literaturas cristãs, temos hoje no mercado um enorme número de excelentes materiais. A comunhão com outros pastores promovem crescimento mútuo. Participar de conferências, encontros, conselhos ou grupos pastorais nos proporcionam desenvolvimento ministerial.

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós." Amém! 2Co 13:13