O GUARDADOR DE SEU IRMÃO

Sendo aos outros o que gostariamos que fossem para nós.

O GUARDADOR DE SEU IRMÃO

By Hilton Roiz
Pastor da Assembléia de Deus Minis. Belém
Santana do Livramento/RS

“Mais tarde, o Senhor perguntou a Caim – Onde está Abel, o seu irmão? - Não sei, respondeu Caim. Por acaso eu sou o guardador do meu irmão?”

Gn 4:9

O crime de Caim é o retrato de algumas pessoas que estão sendo rejeitados por Deus em suas ofertas, deixaram-se dominar pelo ódio e pela vingança. Quantos Caim no meio cristão que se tornaram homicidas, a quebra da unidade começou quando esses dois irmãos decidem que devem levar uma oferta ao Senhor e oferecer a ele a dádiva de seus trabalhos. É importante que a oferta de seu trabalho para Deus seja a melhor, sem permitir que orgulho santo tome teu coração.

O que devemos ser para nosso irmão

“Quem não ama a seu irmão, a quem vê, como pode amar a Deus, a quem não vê?” A dimensão comunitária da vida cristã nos ensina que nós somos guardadores dos irmãos. Por sermos corpo de Cristo e membros uns dos outros, a dor de um órgão isolado implica na dor interdependente do organismo inteiro. Porque somos guardadores, não temos o direito de sermos insensíveis. Porque somos guardadores, temos a obrigação de saber que a “fé, sem obras, é morta”. O sangue de Abel clama contra nosso individualismo egoísta. É o “sangue de Cristo que nos constrange” a sermos guardadores dos irmãos.

Quando Deus perguntou a Caim: Onde está o teu irmão, o espírito de Caim diz: não tenho responsabilidade de saber onde ele está, se está bem ou não. Diferente do que o espírito de José diz: “Procuro meus irmãos, onde apascentam eles o rebanho?” (Gn 37.16), nós precisamos saber onde nossos irmãos estão apascentando e como estão.

Então podemos enfocar o aspecto da responsabilidade de uns com os outros enquanto irmãos, filhos do mesmo Pai, membros da mesma família: a Família de Deus. Seja guardador faça o que o apostolo Paulo escreve aos Ef 4:1-3 “1 ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Deus te convida a cuidar de teu irmão, te convida a amá-lo e respeitá-lo, te convida a aprender com ele a ser um grande adorador como Abel.